Fale Conosco

Agronegocio&Economia Energia Solar

Agronegocio&Economia Energia Solar

Faço agronomia, vai ter emprego pra mim?

agricultura

Faço agronomia, vai ter emprego pra mim?

Conheça nossos cursos:

https://www.agriconline.com

Será que vou conseguir emprego?

Se tem uma angústia que recebo quase que diariamente é essa: tenho medo de não conseguir emprego.
Não vou agora entrar em discussão de mercado, se tem ou não tem emprego, se é ou não é valorizado, enfim, é fácil perceber que essas questões são relativas e imprevisíveis ao longo prazo.
Porém, existe um problema que vai muito além do mercado. A sua noção de tempo. Talvez essa seja a questão que mais vai impactar sua carreira, por isso é muito importante que você leia esse capítulo quantas vezes for preciso, até que isso fique muito claro para você.

Cada vez mais nossos jovens ficam refém do que os profissionais chamam de “Síndrome do pensamento acelerado”, aquela imensidão de pensamentos que chegam por segundo em nossa mente, causando ansiedade, impulsividade, inquietação e muita dificuldade de se concentrar, e por mais que “pensar muito” possa ser uma característica positiva para muitos, eu quero te ajudar a entender que definitivamente não é.
Quando eu estava na faculdade eu também tinha essa mesma preocupação, será que vou conseguir emprego? Será que vou ganhar bem? E por muitas vezes gastava muita energia pensando e criando uma série de simulações diferentes em minha cabeça. E qual resultado disso? Perdia muito tempo que deveria estar gastando com minha formação em uma projeção que jamais aconteceria.
E por que isso acontece? Porque ficamos presos a duas ideias de tempos mentais que não existem: passado e futuro. Antes de me aprofundar mais nisso, quero que entenda essas duas ideias de tempo: tempo mental e tempo cronológico.
O tempo cronológico, é essa ideia real de tempo. Dia 28 de março vou apresentar meu TCC, isso é tempo cronológico, e essa ideia de tempo é importante. Importante para que você desenvolva o planejamento, tenha objetivos e metas, ou seja, tenha um norte a seguir.
Já o tempo mental é negativo, tempo mental é você querer trazer o tempo futuro (ou passado) para o tempo presente. Ficar imaginando como será a apresentação do TCC no dia 28 de março, ficar simulando todas as coisas que darão errado e com isso criando uma série de consequências psicológicas prejudiciais.
O dia de hoje não deve ser usado para o tempo mental, deve ser usado para produzir o que está sob seu controle hoje. Hoje você deveria estar estudando seu TCC, treinando a apresentação, relendo o material e se preparando. Só existe o hoje, o futuro sobre a ideia de tempo mental não existe, quando chegar ele passará ser o hoje.
E quando falamos de projeção de carreira o sentido é o mesmo, você deve sim começar a planejar dentro do tempo cronológico, mas jamais dentro do tempo mental, você não tem controle sobre isso, você não tem como saber como estará o mercado de trabalho daqui 5 anos, mesmo porque o nosso setor evolui o tempo todo. Sua energia deve ser consumida pela sua formação técnica e pessoal hoje, agora. Acredite, nós sabemos mais do que ninguém que “quem planta colhe”, e o que você vai colher daqui 5 anos é resultado direto da sua energia gasta hoje.
Eu sei que o controle sobre esses pensamentos relativos ao tempo mental não é fácil, eu demorei muito até conseguir, mas você precisa fazer. Toda vez que se pegar imaginando qualquer situação futura, pare e tente observar seus pensamentos, como se fosse duas pessoas, você observando seu pensamento. Pratique isso todos os dias em todas as situações, e com o tempo ficará muito mais fácil esse controle sobre seus pensamentos. Lembre-se, só importa o agora.

#Agronomia #EmpregonoAgro

Facebook Comments

Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top
ENVIAR MENSAGEM
estamos online
%d blogueiros gostam disto: