Fale Conosco

Agronegocio&Economia Energia Solar

Agronegocio&Economia Energia Solar

Como se destacar no estágio?

agricultura

Como se destacar no estágio?

Conheça nossos cursos: www.agriconline.com.br

Ouça o produtor e estude o mercado.

Antes de falarmos como você vai se destacar como estagiário, é importante entender o objetivo real do estágio.
O estágio é o momento de você ter o contato literal com sua área de atuação, é o momento de você entender a dinâmica de produção do nosso setor, entender como um profissional atua e o que ele faz. Acredite, aquilo que você viu na sala de aula e imaginou que seria na prática dificilmente vai refletir a realidade.
Porém, é uma fase também que pode te abrir as portas para possíveis oportunidades de trabalho, as empresas buscam novos talentos o tempo todo, e por mais que muitas empresas preferem alguém com experiência para desenvolver determinadas atividades, em muitos casos quando enxergam alguém novo com potencial de crescimento elas arriscam investir na pessoa.
Pessoas são os ativos mais importantes de qualquer empresa, e as empresas sabem disso, por isso descobrir novos talentos é tão importante. Possivelmente você já viu os times de futebol fazendo o que chamam de “peneiras”, uma forma de descobrir novos talentos, os clubes tem equipes treinadas para enxergar no atleta o potencial, e eles não esperam encontrar um menino de 12 anos que já jogue em alto nível, eles esperam encontrar meninos que com essa idade demonstre potencial de crescimento.
E nas empresas a dinâmica é a mesma, elas não esperam encontrar recém formados com mais alto nível técnico de conhecimento, isso nem faz tanta diferença, elas esperam encontrar pessoas com potencial evolutivo, que se adaptem rápido, que aprendam rápido, que sejam autodidatas, proativas e que desenvolvam muito mais do que foi proposto.

E faz todo sentido, grandes empresas desenvolvem seu próprio modelo de treinamento interno, o grande problema é encontrar pessoas que se moldam ao perfil da empresa, e a palavra aqui é exatamente essa: modelagem. Ninguém nasce com perfil de nenhuma empresa, você se adapta a cultura dela.
Aqui você já percebe que voltamos a falar de adaptação e protagonismo, e esse é o grande segredo que você precisa entender para que você seja “enxergado” pelos seus superiores, você precisa demonstrar a capacidade de se modelar as necessidades da empresa, e você só vai fazer isso desenvolvendo o protagonismo, sendo autodidata. E esse é um exercício que você terá que fazer o tempo todo.
Aprenda a ouvir atentamente, assimilar e desenvolver a proatividade, quando você recebe uma orientação de atividade você não deve apenas desenvolvê-la, você deve estudar a atividade enquanto desenvolve, deve entender o por quê dela, o por quê é feita dessa forma, qual sentido ela faz para empresa. Mas antes, deixa eu te explicar uma questão.
Muita gente acha que você vai se destacar porque deu uma dica que mudou a vida da empresa, não seja arrogante e nem prepotente a esse ponto, não cometa esse erro. Existem pessoas que estão lá há mais de 20 anos, que vivem a empresa, acredite, a probabilidade é que elas já teriam enxergado isso. Você não vai se destacar porque é um gênio, isso não é um filme.
Você vai se destacar quando seus superiores enxergarem em você essa proatividade, quando eles verem que você foi muito além da atividade proposta, e que com o treinamento adequado você conseguirá se tornar um profissional que entrega resultado a empresa. E é exatamente isso que a qualquer empresa espera: resultado.

Facebook Comments

Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

To Top
ENVIAR MENSAGEM
estamos online
%d blogueiros gostam disto: